Gerencie sua carreira, Produtividade, Qualidade de vida

Como equilibrar trabalho e vida pessoal no fim de ano?

Como equilibrar trabalho e vida pessoal no fim de ano?

“Então é Natal, e o que você fez?”

Ah, o fim do ano! Um período cheio de animação, espírito natalino e novas resoluções, mas também de muita correria no escritório: Quem entrou de férias? O que precisa ser entregue antes de o ano acabar? Como vou arranjar tempo para terminar os relatórios e comprar todos os presentes?

E a lista não para por aí.

Contudo, há um caminho para evitar o estresse e alcançar o equilíbrio entre as festas e reuniões. Ainda que trabalhe na véspera de Ano Novo ou receba um e-mail do chefe durante a ceia de Natal, você pode garantir que esse fim de ano seja mais tranquilo que os anteriores. Confira nossas dicas!

1. Trabalhe de casa, em vez de tirar folga.

Seja participando de uma reunião por telefone ou finalizando um projeto enquanto come panetone, o que vale é que você estará trabalhando. Além disso, seu chefe deve ficar mais contente se você se dispor a fazer home office ao invés de pedir uma folga – ou inventar alguma desculpa de última hora para não trabalhar.

2. Quando estiver trabalhando “de casa”, vá para algum lugar em que consiga se concentrar.

Talvez você precise focar no trabalho por pelo menos 3 a 4 horas por dia, e com crianças correndo essa pode ser uma tarefa difícil. Acorde cedo e vá para uma padaria ou café com seu notebook e fones de ouvido para aproveitar melhor seu tempo. É importante que o home office realmente renda bons resultados, e depende de você encontrar um ambiente produtivo e sem distrações.

3. Exercite-se!

Exercícios físicos reduzem os níveis de hormônios do estresse no corpo, como a adrenalina e o cortisol. Também estimulam a produção de endorfina no cérebro, substância natural com ação analgésica e responsável pelo aumento da sensação de bem-estar. Em português claro, uma boa rotina de exercícios vai te dar a energia extra de que você precisa para lidar com aquele parente chato ou com todas as mensagens de boas festas repetidas que irá receber no Whatsapp.

4. Compre os presentes online.

Pode parecer óbvio, mas uma ótima ideia para evitar longas filas e estacionamentos lotados é manter distância dos shoppings e grandes centros de compra. Os presentes comprados online vão deixar seus amigos e familiares tão felizes quanto se fossem comprados pessoalmente – e sua sanidade mental agradece. Só não se esqueça de comprar com antecedência para receber seu presente a tempo!

5. Defina prioridades com seu chefe.

Uma parte importante para o equilíbrio entre vida pessoal e profissional é ter um planejamento bem definido e com expectativas claras. Por isso, reserve algum tempo na agenda para pensar na estratégia de fim de ano junto com seu chefe. Façam uma lista do que realmente precisa ser feito e do que pode esperar até o ano que vem. Assim você terá certeza de que está se dedicando às tarefas certas e não terá emergências de última hora.

6. Crie uma resposta de e-mail automática.

Diga que você não vai checar seus e-mails ou que pode demorar para responder. O importante nesse caso é se permitir não estar disponível e se livrar da responsabilidade de ficar grudado no celular ou notebook. Também vale adotar uma abordagem pessoal na sua resposta automática: fale sobre aproveitar o tempo livre em família ou sobre a viagem que pretende fazer.

7. Estabeleça limites caso precise trabalhar nos feriados.

Muitas pessoas precisam trabalhar durantes as festas, até mesmo no dia de Natal. Se possível, defina expectativas claras com seu chefe e sua família. Seja bem claro sobre o horário em que precisará ir embora do trabalho e avise os parentes caso não vá chegar a tempo para o tradicional amigo secreto. O segredo é oferecer alternativas: convidar a família para a ceia de Natal na sua casa se você não puder comparecer ao almoço do dia seguinte é uma ótima opção. Desde que se esforce e demonstre comprometimento com os dois lados, ninguém ficará chateado!

8. Diga “não”.

Simples assim. Seja para os colegas de trabalho ou para seus amigos e familiares, não hesite em recusar mais trabalho ou mais responsabilidades neste período. É uma postura responsável e você pode fazer isso de forma leve e educada. Só você sabe o quanto o fim de ano exige e qual é o seu limite, então saiba dizer não.