Encontre o emprego, Gerencie sua carreira, Planeje sua carreira

Estes sinais indicam que é hora de trocar de emprego

Estes sinais indicam que é hora de trocar de emprego

“Seu trabalho vai preencher uma grande parte de sua vida, e a única maneira de ficar realmente satisfeito é fazer o que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz. Se não encontrou o paraíso ainda, continue procurando. Não se acomode.”

A frase acima, dita por Steve Jobs, pode ser aplicada em diferentes momentos da sua carreira. Mas, às vezes, pode ser difícil saber se uma mudança é necessária ou precipitada. Se você está passando por um momento complicado na vida profissional, mas está incerto sobre o que deve fazer, confira os pontos que separamos para te ajudar a decidir:

Relação ruim com os colegas de trabalho

Se o trabalho em equipe é um fardo e a comunicação com seus colegas não funciona, isso pode afetar o trabalho. Estilos de trabalho e personalidades diferentes podem ser os responsáveis, então sempre vale a pena dialogar para tentar resolver qualquer atrito.

Mas se os problemas são recorrentes e vocês não conseguem encontrar uma forma de trabalhar em harmonia, talvez seja hora de buscar novos ares.

Leia também Manual para se relacionar bem com os colegas de trabalho.

Falta de perspectiva

Quão alinhado está seu plano de carreira às perspectivas da empresa e às oportunidades que ela, de fato, oferece? Você sempre deve ser capaz de enxergar crescimento no seu futuro profissional, seja a médio ou a longo prazo.

Se você já recebeu sinais de que sua carreira ou a empresa como um todo caminham para um período de estagnação, não se acomode. É possível encontrar um emprego que se encaixe melhor nos seus objetivos.

Poucos desafios

Ainda sobre as oportunidades que a empresa te oferece, vale a pena analisar o quanto você é desafiado em sua rotina. Você ainda tem tempo e liberdade para exercitar sua criatividade, ou com o tempo assumiu apenas tarefas operacionais?

Se tem se dedicado a atividades ‘fáceis demais’, que pouco acrescentam ao seu aprendizado, converse com seu chefe e procure se envolver em projetos mais empolgantes. Se não houver abertura, pode ser um indicativo de que você precisa buscar novos desafios.  

Leia também Como um ‘friozinho na barriga’ pode ser bom para a sua carreira.

Falta identificação com a cultura da empresa

Quando conseguimos um novo emprego, é natural passar por um período de deslumbramento com a empresa. Conforme o tempo passa, é possível surgirem alguns incômodos sobre processos ou, até mesmo, sobre a cultura e o ambiente de trabalho.

Embora problemas façam parte da rotina de qualquer empresa, não ignore questões que façam você se sentir em conflito. Um ambiente competitivo pode ser motivador e animador para muitas pessoas, enquanto outras podem preferir uma dinâmica mais colaborativa e com menos pressão. Encontrar uma cultura que combine com seu estilo de trabalho pode ser essencial para seu desempenho e satisfação pessoal.

Desmotivação

Sentir preguiça na segunda-feira de manhã não é nenhum demérito. Mas se ir ao trabalho sempre requer um esforço enorme e você não vê a hora de ir embora no fim do dia, significa que está desmotivado. Se esse for o caso, há diversas formas de superar o desânimo – desde assumir novos projetos até tirar alguns dias de folga para descansar. Caso nada disso pareça ajudar, pode ser hora de buscar motivação em outro lugar.

Analise bem os pontos acima e não se precipite. Mas, se chegar à conclusão de que é hora para uma mudança, não deixe que o medo e a insegurança te impeçam. Conte com o Glassdoor para encontrar a empresa ideal e o emprego dos seus sonhos!