Gerencie sua carreira, Produtividade, Qualidade de vida

Perdido no novo emprego? Saiba o que fazer

Perdido no novo emprego? Saiba o que fazer

Após meses de procura e muitas entrevistas, finalmente você encontra um novo emprego que você pensa ser dos sonhos, mas com poucas semanas de trabalho você começa a se perguntar que raios está acontecendo ao seu redor.

Separamos dicas para que você saiba o que fazer caso esteja se sentindo perdido no novo emprego.

Veja também: 5 atitudes que podem prejudicar sua carreira sem você perceber

1. Tenha paciência e se questione.

Talvez você não esteja lidando com as coisas tão rapidamente como você esperava, mas isso não significa necessariamente que você está falhando. Antes de se culpar por um desempenho abaixo do normal, sente com seu gestor e alinhe as expectativas de ambos.

Lembre-se de que é totalmente normal demorar para se adaptar a novas atividades e que errar é humano. Não se prenda a inseguranças, mesmo se você entrou nessa nova empresa com um grande portfólio de experiências profissionais. Cada empresa funciona de uma maneira e aprender seus sistemas realmente demanda tempo.

Leia também: 5 dicas para conseguir um emprego em tempos de crise

2. Exija mais treinamento

Exigir pode ser uma palavra um tanto forte, mas quando você está em um novo ambiente de trabalho, independentemente de sua experiências passadas, um treinamento detalhado sobre suas atividades e obrigações é essencial. Isso com certeza fará você se sentir menos perdido e compreender melhor logo no início de seu contrato todos os processos de sua equipe, evitando possíveis falhas.

Seu desempenho nunca dependerá somente de sua parte, mas também do empregador. Investir em treinamentos significa incrementar a qualidade do serviço prestado pelos funcionários.

Veja também: O que fazer nos primeiros 30/60/90 dias de um novo emprego

3. Use seus colegas como recurso

Quanto mais tempo de casa, mais conhecimento sobre a dinâmica da empresa! Não tenha medo de conversar com colegas e pedir informações sobre assuntos que você esteja por fora ou se sentindo um pouco perdido. Essa conversa pode acontecer informalmente durante almoços e happy hours ou até mesmo durante o expediente, basta se apresentar e pedir a opinião da pessoa.

É melhor ainda se você já possuir afinidade com alguém. Assim você consegue admitir com menos insegurança que existem questões que ainda não ficaram totalmente claras para você sobre como a organização opera. Compartilhar experiências sempre será algo benéfico para ambos os lados da conversa.

Leia também Sente falta de um antigo emprego? Saiba como voltar a trabalhar lá!

Não importa o momento que você esteja na carreira. Começar em um novo emprego pode ser desafiador e é totalmente natural se sentir perdido e até mesmo cometer erros. O caminho para resolver esse problema é estar sempre aberto para aprender e focar em melhorar com o tempo.


Leia também:

Estes sinais indicam que é hora de trocar de emprego

As 50 perguntas de entrevista de emprego mais comuns