Cresça profissionalmente, Gerencie sua carreira

Como conhecer melhor uma profissão antes de planejar uma transição de carreira

Como conhecer melhor uma profissão antes de planejar uma transição de carreira

Um dos grandes erros que você pode cometer ao realizar uma transição de carreira é começar a colocar ações em prática sem antes conhecer bem a nova profissão. É preciso obter informações relevantes para que você possa planejar um movimento tranquilo em sua jornada profissional.

Começar a se envolver em uma nova profissão sem antes compreender o seu mercado, como será o seu cotidiano e outros aspectos fundamentais para se estabelecer profissionalmente pode ser um erro que irá atrapalhar todo o seu processo de transição. 

Por mais que você esteja ansioso para colocar a mão na massa e iniciar uma nova atividade, existem alguns passos a serem dados antes dessa grande virada. Para que você garanta um movimento tranquilo, bem decidido e planejado para sua carreira, confira nossas dicas: 

Leia também: Os melhores tipos de trabalho para pessoas introvertidas

1. Estude, mas comece devagar

Não basta apenas ter vontade de começar uma nova jornada em sua carreira, é preciso compreender efetivamente qual formação vai te ajudar a alcançar o resultado esperado. 

Muitos profissionais acabam pulando de galho em galho e experimentando diversas profissões, o que não é uma atitude errada, mas isso acontece principalmente pela falta de planejamento e conhecimento básico sobre aquela nova profissão. Nesse processo, muito dinheiro pode acabar sendo investido em cursos que não serão aproveitados no longo prazo. 

Nossa dica é investir em cursos menores e não tão caros para começar a sentir como aquela é profissão. Assim, você terá ideia da base de formação dos profissionais que atuam nesse mercado, além de começar a experimentar um pouco do dia a dia.

Currículo: o guia completo para se destacar

2. Fique por dentro de sites e blogs da profissão

Uma das melhores formas de se informar sobre sua nova carreira é ouvindo o que os profissionais têm a dizer. Procure por blogs, sites e produtores de conteúdos que falam sobre como é a realidade dessa profissão, quais são as tendências para os próximos anos e como alcançar o sucesso dentro da atividade.

3. Converse com profissionais do mercado

Você pode conversar com amigos que trabalham na área ou mesmo pessoas que você conheceu em grupos da profissão. Indicamos que você fale com ao menos 5 pessoas, questionando a percepção deles sobre a realidade do mercado, o que elas acham da transição que você está pensando em fazer e como você poderia se estabilizar bem dentro dessa nova carreira. 

Um papo sincero com alguém que vive aquele cotidiano profissional pode ser muito esclarecedor para você, resolvendo dúvidas e te ajudando a tomar uma decisão mais assertiva para sua nova carreira. Não fique com vergonha de abordar gente para conversar.

Veja os salários de 10 profissões inusitadas

4. Procure médias salariais da sua nova profissão 

Saber qual a média de remuneração dos profissionais pode te ajudar a estruturar um plano financeiro para que sua transição seja mais suave, sem causar grandes danos ao seu bolso. 

Nosso site reúne salários revelados de maneira espontânea e sigilosa por profissionais de diferentes segmentos do mercado. Você pode aplicar filtros para se informar sobre as médias para cada cidade, pesquisar por nível de senioridade (Ex: Analista de Marketing Pleno) e consultar as informações segmentadas por empresa. 

Você também deve usar essas informações para negociar seu salário, caso realmente ingresse nessa nova profissão. Utilize os dados e a transparência ao seu favor!