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Táticas para acabar com distrações no trabalho

Você sente que poderia ser mais produtivo no trabalho se a distração não fosse um problema em sua rotina? As redes sociais, conversas paralelas, interrupções de colegas e outros fatores são um desafio para a sua atenção? De fato, essas distrações podem afetar sua produtividade e fazer com que você saia mais tarde do trabalho ou apresente um desempenho não tão bom em sua equipe.

Separamos quatro sugestões para te ajudar a vencer esse problema. Afinal, a distração pode ser motivada por terceiros, mas, no fim das contas, quem permite que ela exista é você. Não se distraia e leia as nossas dicas:

Feche-se em sua bolha por um tempo

Seja para preencher uma planilha complexa ou responder e-mails, o foco é fundamental para que você realize suas tarefas com a rapidez e a qualidade esperadas. Mas sabemos que manter a atenção constante pode ser difícil, principalmente se você é o tipo de pessoa que gosta de conversar e fazer várias coisas ao mesmo tempo.

Uma dica para conseguir se desligar do mundo ao seu redor é tentar ouvir música enquanto trabalha. Para isso, escolha um gênero musical que não tire sua atenção ou ouça playlists de “white noise”, com sons ambientes que abafem o barulho do escritório.

Se o maior problema for a interrupção de seus colegas, saiba que essa é uma situação aceitável para dar um feedback. Explique que precisa de concentração extra para certas tarefas e, se possível, combinem sinais para que a pessoa identifique rapidamente que você está num desses momentos.  

Outra saída, caso exista a possibilidade em seu escritório, é de trabalhar em outro ambiente quando precisar de maior concentração. Você pode ir para uma área comum menos barulhenta, reservar uma sala de reunião ou ficar em um café, por exemplo.

Controle o uso de redes sociais

Se o seu maior desafio forem as redes sociais, você pode repensar a forma como as utiliza ou simplesmente alterar algumas configurações de seu computador e celular para que não receba mais notificações.

Checar o feed de vez em quando não faz mal, mas a frequência com que você faz isso pode ser diagnosticada como grave distração. Aplicativos de troca de mensagens, como o WhatsApp, também podem aparecer como vilões aqui: de olhadinha em olhadinha, passam-se as suas horas no escritório, atrasando as suas entregas.

O ideal é encontrar um equilíbrio entre o uso de aplicativos sociais e o seu trabalho, uma vez que se isolar por muitas horas também pode não ser saudável. Determine momentos específicos para checá-los, e controle o tempo gasto com rigor. Treine-se para tratar isso como pequenas recompensas após ter terminado certas tarefas (veja o último item desta lista).

Use a técnica Pomodoro

Existem inúmeras ferramentas criadas para aumentar seu foco, mas um destaque é a técnica Pomodoro. Inspirada no clássico cronômetro gastronômico em formato de tomate (tradução para a palavra italiana), a prática envolve a distribuição de tarefas em blocos de tempo, com intervalos definidos, para a realização de tudo que é preciso.

Para seguir a técnica Pomodoro, existe um passo a passo:

  1. Listar as tarefas a serem executadas.
  2. Ajustar o cronômetro para o bloco de tempo (geralmente 25 minutos)
  3. Iniciar a tarefa.
  4. Concentrar-se somente na tarefa até que o alarme toque.
  5. Tirar uma pausa curta (normalmente de 5 minutos) até o próximo bloco de tempo.
  6. Repetir o processo até ter completado 4 blocos de tempo. Ao terminar, tirar um intervalo longo (como 15 minutos) antes de iniciar todo o ciclo novamente.

Você pode fazer o controle do tempo manualmente, mas o truque é instalar alguma extensão de navegador ou aplicativo em seu celular que controle os intervalos. Dessa forma, você só se preocupa em executar a sua lista de tarefas do dia!

Faça pausas e dê recompensas a si mesmo

Por mais que sonhemos com isso em dias especialmente ocupados, é impossível manter a concentração por muitas horas seguidas. Nossa mente tem limites e precisa de momentos de descanso.

Trabalhar ininterruptamente pode atrapalhar ao invés de ajudar a sua concentração. O cansaço mental pode fazer com que você cometa erros bobos que jamais cometeria em outra situação.

Por isso, seja nos períodos de pausa determinados pela técnica Pomodoro, seja em um momento em que você se sente cansado, pare um pouco, pegue um café ou converse com um colega de trabalho. Não se sinta culpado: lembre-se de que você está fazendo isso para o seu próprio bem!

Nessas pausas também podem entrar pequenas recompensas pelo seu bom desempenho, como um chocolate ou uma checada em um site que você curte. Com ações assim você garante um dia a dia não só mais produtivo, mas também mais leve e equilibrado.