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6 dicas para o trabalho não tomar conta da sua vida

6 dicas para o trabalho não tomar conta da sua vida

Seja por exigência do chefe ou simplesmente por um volume de tarefas muito alto, a dedicação excessiva ao trabalho pode acabar gerando um desequilíbrio nada saudável na sua vida. Aqui estão algumas dicas para que você consiga se organizar e não deixar o trabalho dominar outros aspectos da sua vida:

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Abra mão do perfeccionismo

É importante se dedicar e evitar ao máximo que erros passem despercebidos na sua rotina, mas o perfeccionismo pode acabar consumindo muito do seu tempo. Garanta que seus projetos sejam sempre de alto nível, mas deixe de se preocupar com cada mínimo detalhe.

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Saiba delegar e dizer não

Mesmo um profissional experiente e em posição de liderança não precisa fazer tudo, o tempo todo. Foque nas atividades mais relevantes, estabeleça prioridades e busque apoio do seu time para realizar o restante. Além disso, se você sentir que já está com muitas responsabilidades acumuladas, é importante dizer ‘não’ caso alguém solicite sua participação em novos projetos.

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Desconecte-se

Ainda que você se sinta mais produtivo respondendo e-mails antes de sair de casa ou finalizando uma apresentação de madrugada, o sacrifício pode não valer a pena. Respeite seus horários de trabalho e deixe o celular de lado ao sair do escritório. Isso pode diminuir suas preocupações e melhorar seus momentos de relaxamento.

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Exercite-se

Reserve uma hora por dia para exercícios. Pode ser difícil adaptar sua rotina a princípio, mas você vai se sentir cada vez mais motivado conforme for enxergando os resultados. Você pode escolher praticar algum esporte, ir à academia ou praticar yoga – o que se encaixar melhor no seu estilo de vida.

Faça coisas que você ama

Além de cuidar da parte física, é essencial ter tempo para se dedicar a atividades que te façam bem. Se necessário, saia de férias por alguns dias ou semanas. Viajar com a família, ler um bom livro ou sair com os amigos podem ser ótimas formas de recarregar as energias e sentir que todo seu esforço no trabalho valeu a pena.

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Desenvolva habilidades novas

Não deixe que sua carga de trabalho e tarefas rotineiras te impeçam de se tornar um profissional melhor. É possível balancear horários para fazer aquele curso de especialização com que você sempre sonhou ou finalmente começar a aprender uma língua nova. Buscar novos conhecimentos pode trazer a sensação de que seu tempo está sendo bem gasto, além de abrir novas portas na sua carreira.

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