Construa boas relações, featured, Gerencie sua carreira, Qualidade de vida, Relações de trabalho

Namoro no ambiente de trabalho: como lidar?

Namoro no ambiente de trabalho: como lidar?

Há quem diga que passamos mais tempo no ambiente de trabalho do que em casa. Por essa razão, é normal que algumas relações de trabalho se estreitem para a vida pessoal – em alguns casos, podendo evoluir para um namoro ou até casamento.

O amor também pode surgir no ambiente de trabalho, mas como lidar com essa situação, principalmente dentro de empresas com um perfil mais conservador? Confira nossas dicas sobre como lidar com um namoro no ambiente de trabalho:

Fique atento às políticas da empresa

Algumas culturas organizacionais são mais flexíveis, outras nem tanto. Em todo caso, é de extrema importância saber separar a vida profissional da vida pessoal. Isso te ajuda a preservar a sua imagem e manter um clima saudável dentro da empresa.

Seja discreto

Mesmo que sua empresa aceite bem os relacionamentos no trabalho, é melhor manter a discrição para evitar situações constrangedoras. Tenha cuidado com carinhos, apelidos, contatos físicos e evite ser mal compreendido por colegas e gestores.

Use ferramentas de forma consciente

E-mails, intranet e outros canais de comunicação corporativos devem ser usados somente de forma profissional. Por isso, evite trocar mensagens pessoais usando as ferramentas da empresa.

Saiba separar as coisas

Tente não levar a vida pessoal do casal para o escritório. As relações pessoais e de trabalho devem ser muito bem separadas para que seu trabalho não seja afetado por problemas pessoais e cause um clima ruim.

E se acabar?

Terminar um relacionamento é algo que pode acontecer com qualquer casal. Mas, se eles forem colegas de trabalho, é importante pensar em como manter um relacionamento saudável na empresa, mesmo após o término. Uma boa conversa ajuda a estabelecer limites e uma nova comunicação no trabalho.


Leia também:

Como contribuir para melhorar a cultura da sua empresa

Como a inteligência emocional pode ajudar você a ser um profissional melhor

6 conselhos de carreira que você deveria ignorar

Networking: Saiba como construir uma boa rede de contatos