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Como se tornar um líder por influência

Como se tornar um líder por influência

Ter liderança em um time não depende necessariamente de hierarquia: muitos profissionais que não ocupam uma posição de gestão podem ser verdadeiros líderes por influência em suas equipes. 

Mesmo que a hierarquia ainda tenha seu valor, é pela influência que a maioria dos fatos se desdobram. Por isso, a liderança por influência é uma das habilidades dos líderes do futuro. 

Além da capacidade de mobilizar pessoas e introduzir ideias com assertividade, a liderança por influência é considerada saudável, já que se baseia nas relações humanas do cotidiano e é fruto da boa comunicação, e não apenas do poder. 

Se você deseja se estabelecer como um líder nestes moldes, confira as dicas: 

Seja transparente

A transparência é a base para a criação de uma imagem íntegra, responsável por gerar confiança nos relacionamentos. Mostrar-se proativo na hora de dizer o que realmente está acontecendo, quais são os planos e as expectativas são formas honestas de se comunicar com os membros de sua equipe, fortalecendo conexões e te posicionando como alguém confiável.

Cumprir o que você diz e comunicar aquilo que não poderá ser feito em tempo hábil também é outra forma de fortalecer os relacionamentos com base na transparência. Assim, você garante que todos estarão com expectativas alinhadas à realidade e confiando que você está fazendo o possível para gerenciar todas as situações que atingem o time.

Comunique-se de forma autêntica 

Personagens não devem ser forjados para a formação de uma liderança com base na influência: seja você mesmo, mostrando sua personalidade de forma autêntica e interagindo com seus colegas de trabalho verdadeiramente no cotidiano. Não é preciso forçar relações falsas para melhorar as relações com os membros de sua equipe, basta conviver de maneira agradável.

Preocupe-se com as pessoas

Se a influência de um líder é baseada no cotidiano das relações humanas, é seu dever se preocupar com satisfação e o bem-estar de sua equipe como parte fundamental do seu trabalho. Preocupe-se com questões que envolvam a felicidade e faça questão de garantir ambiente de trabalho que seja aberto ao diálogo sobre sentimentos, demonstrando esse tato durante reuniões e em conversas pessoais com cada profissional do seu time. 

Preocupar-se com as pessoas que você lidera também é ser um gestor compreensivo, conversando francamente com os profissionais que trabalham com você quando algo não está legal. Tente entender quais foram os motivos que dificultaram o processo, conversando para solucionar e evitar transtornos futuros. É com interações genuínas como essa que sua posição como um líder próximo às pessoas e influenciador é construída.