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Como responder “fale sobre você” em uma entrevista de emprego

Como responder

“Fale sobre você”. Esse é o tipo de pergunta que aterroriza grande parte dos profissionais, mesmo sendo tão frequente em processos seletivos. Quem é surpreendido com esse questionamento normalmente acaba subitamente esquecendo sobre sua carreira, objetivos e vida pessoal. 

Para evitar paralisar quando o recrutador te pedir para falar sobre você mesmo, reunimos neste artigo ideias para que você possa montar um pequeno script e se apresentar melhor! 

As mesmas dicas podem ser adaptadas para outras ocasiões, como uma pequena apresentação em uma dinâmica de grupo ou quando você precisa dizer sobre si na hora de preencher uma inscrição para uma vaga. 

Descubra com o Glassdoor a se sair bem quando lhe perguntarem “fale sobre você”: 

Comece falando brevemente sobre sua vida pessoal

Alguns detalhes de sua vida pessoal podem ser interessantes para o seu recrutador, por mais que isso não determine sua competência para conquistar a vaga. Conte onde você nasceu, a estrutura de sua família e alguns interesses, como hobbies, que podem ajudar a criar simpatia por parte do recrutador. 

Continue falando sobre a base da sua carreira 

Toda carreira começa motivada por algum fato ou gosto pessoal. Esse é mais um detalhe interessante para contar, principalmente se existe alguma história bacana por trás. 

Se você não tem nenhuma história para contar sobre a formação de sua carreira, comece contando sobre a base de seu desenvolvimento profissional: sua universidade ou a instituição em que você estudou. Depois de comentar brevemente sobre o lugar onde você estudou, conte sobre suas primeiras experiências no mercado de trabalho. 

Seguir uma linha de tempo coesa, apresentando os fatos em ordem cronológica, faz com que o recrutador não se perca na sua história.

Foque em sua última experiência profissional

Sua experiência de trabalho mais recente foi responsável por desenvolver seus últimos aprendizados e habilidades, sendo uma verdadeira prova da sua competência atual. Se essas são as informações mais atualizadas que você pode dar para o recrutador, guarde um tempo considerável para dizer tudo o que você realizou na empresa.

Além de ajudar a construir melhor o seu perfil profissional, é comum que os recrutadores busquem indicações e feedbacks com antigos gestores ou colegas de equipe. Se isso acontecer, o bate-papo sobre seu estilo de trabalho será muito mais proveitoso. 

Conte sobre suas principais habilidades 

Todo profissional possui habilidades de destaque, seja por elas estarem dentro do foco de sua carreira ou por serem desempenhadas naturalmente muito bem. Considere esse assunto ao se apresentar para o recrutador, principalmente se a vaga exige conhecimentos ou competências específicas que você já desenvolveu ao longo de sua trajetória. A dica é focar naquilo que te faz um candidato atraente.

Finalize com seus objetivos profissionais

Isso pode acabar virando assunto depois, mas uma boa estratégia é começar a contextualizar o recrutador sobre seus principais objetivos profissionais. Dessa forma você garante alinhamento entre suas expectativas e as da empresa. 

Por fim, planeje bem sua resposta e utilize a oportunidade de falar sobre você como uma vantagem na entrevista de emprego. Com um conteúdo relevante, você garantirá uma boa primeira impressão, aumentando as chances de continuar no processo seletivo. Boa sorte!

Tem uma entrevista marcada? Descubra com o Glassdoor quais perguntas podem ser feitas durante a conversa!