5 perguntas e respostas de entrevista de emprego

Conquiste o emprego

5 perguntas e respostas de entrevista de emprego

Publicado por Equipe do Glassdoor

Especialistas em conselhos de carreira

July 15, 2019

Não importa quantos processos seletivos você participe ou como você se prepare usando toda essa experiência, o entrevistador pode acabar te surpreendendo com um questionamento. Separamos perguntas e respostas de entrevista de emprego para você preparar!

É bom que essas respostas estejam na ponta da língua.


Leia também:

As 50 perguntas de entrevista de emprego mais comuns


1. Você pode me contar um pouco sobre você?

A maioria das entrevistas começa com essa pergunta. É bem fácil falar de outras pessoas, mas quando o assunto é você parece que as palavras somem. Responder essa questão bem fará você construir uma boa primeira impressão e passar confiança para o recrutador.

Tome cuidado para não deixar o ego falar mais alto. Conte sobre suas aspirações e sua trajetória de carreira, terminando na justificativa de sua inscrição para essa vaga. Você não precisa ser tão detalhado, mas não se esqueça de transparecer sua personalidade e sua atitude profissional. Também é importante dosar as informações para deixar o entrevistador com curiosidade de saber mais sobre você.


Leia também:

8 perguntas que você precisa saber responder em uma entrevista de emprego


2. Por que você quer trabalhar aqui?

Mais uma pergunta praticamente padrão. Mostre nessa resposta o porquê de você se encaixar tão bem com a cultura da empresa e quais as justificativas para ocupar aquela cadeira.

Para ter um bom desempenho, é preciso que você saiba muito bem o que a empresa faz, assim como seus valores e como ela se posiciona para o mercado. Ressalte características suas que combinem com a organização e como a vaga é importante para sua carreira.


Leia também:

 Currículo: o guia completo para se destacar


3. Conte sobre um conflito que você teve no seu último emprego e como você lidou com ele.

Essa é importante para o recrutador entender como você se comporta em situações de divergências e resolve problemas por si só. Pensar previamente em um exemplo evita um silêncio estranho durante a conversa e te faz comunicar exatamente o que deseja, sem ter que apelar para pensamento rápido e nada assertivo.

É preciso ser estratégico e mostrar seu comprometimento na resolução de problemas e como você consegue trabalhar em equipe. Essa questão pode vir um pouco diferente e ser algo como “Me conte sobre um desafio na sua carreira e como você lidou com isso”.


Descubra:

3 frases para fazer sua carta de apresentação se destacar


4. O que você espera de um bom gestor?

Mais uma vez o recrutador está tentando entender se você está alinhado à cultura da equipe e da empresa. Em algumas situações é seu possível gestor quem estará comandando o processo seletivo e te entrevistando.

Responda essa pergunta da maneira mais honesta possível com exemplos de experiências anteriores com outros gestores, apontando momentos em que sua liderança poderia ter sido melhor e alinhando com suas expectativas.


Veja também:

5 dicas para conseguir um emprego em tempos de crise


5. Como você lida com o estresse?

Mostrar como você pode lidar com o estresse de maneira positiva e profissional pode ser decisivo para você continuar no processo seletivo. Seja específico e de fato diga como você lida com a situação.


Quer saber como é o processo seletivo de uma empresa específica? Poste um conteúdo no Glassdoor e tenha acesso a informações sobre mais de 1 milhão de companhias!

Tags: