Conquiste o emprego, Dicas de entrevista

Como se comportar em uma entrevista de emprego

Como se comportar em uma entrevista de emprego

Uma impressão positiva sempre será um dos fatores decisivos em qualquer processo seletivo, sendo muitas vezes o ponto que fará com que pessoas tecnicamente menos qualificadas sejam contratadas em vez daqueles mais experientes no mercado. Dentro desse contexto, surge a pergunta: como se comportar em uma entrevista de emprego e destacar o meu perfil?

Causar uma boa impressão não é uma tarefa fácil, mas existem boas práticas a serem seguidas para que o entrevistador se interesse pelo seu perfil. Confira as dicas!

1. Comunique-se como alguém confiável

A confiança é construída a partir de uma seleção de experiências e impressões, constituindo-se muitas vezes de pura comunicação não-verbal. Esse tipo de comunicação inclui aspectos como a sua postura, tom de voz, contato visual e outros comportamentos que serão lidos pelo recrutador durante entrevistas de emprego e dinâmicas de grupo.

Sendo assim, é importante demonstrar sua confiança de uma maneira não-verbal. Preste atenção em sua postura e tente manter uma posição ereta enquanto sentado, fazendo contato visual direto com o recrutador de forma espontânea.

2. Cuidado com o dresscode

Não adianta chegar para uma entrevista de trabalho em uma empresa séria e conservadora usando calça jeans. Ao mesmo tempo, ir de terno e gravata para uma entrevista em uma startup super descolada e jovem também não funciona bem. Por isso, é fundamental, antes da entrevista, saber qual é o dresscode da empresa, ou seja, como seus colaboradores costumam se vestir. Uma dica é consultar o nosso site para entender um pouco sobre a cultura daquele lugar antes de ir para o processo seletivo!

3. Mostre interesse

Você será questionado muitas vezes durante o processo seletivo, mas seu entrevistador também dará informações a você o tempo todo. Por isso, é fundamental que você preste atenção e mostre interesse sobre aquilo que está sendo falado. Uma dica para praticar isso é fazendo perguntas para o recrutador! Clicando aqui você terá ideias de quais questionamentos fazer.

4. Tenha uma linguagem adequada

Mesmo que você sinta intimidade com o recrutador, principalmente ao fazer um processo seletivo em uma empresa mais descontraída, é preciso manter uma postura profissional, utilizando uma linguagem apropriada para o ambiente de trabalho. Sendo assim, tome cuidado com expressões que podem ser interpretadas como exageradas ou que ultrapassem a linha.

Outra boa prática é evitar assuntos polêmicos e polarizados. Assim você garante uma boa impressão sem enviesar o relacionamento por conta de um comentário pessoal sobre politica, por exemplo. Além disso, vale a pena tomar cuidado para não ser um tagarela e começar a levar o assunto para caminhos irrelevantes em uma entrevista de emprego. Procure concentrar-se ao que está sendo abordado!

5. Não cometa exageros

Comportamentos exagerados como exibir excesso de confiança, pensando que aquela vaga já é sua, pode ser interpretado de maneira negativa pelo recrutador. Esse tipo de atitude pode, na verdade, revelar desespero para ser contratado.

Em tudo existe um equilíbrio e, para aqueles que praticam isso, é reservada uma imagem e reputação de alguém centrado e autêntico. Sendo assim, você deve se comportar em uma entrevista de emprego prezando pela serenidade, mantendo a sua confiança (ou a falta dela) em um nível moderado. Faça com que o entrevistador acredite em você e no que você pode fazer pela empresa!

A tensão e a insegurança até podem bater antes de uma entrevista, mas ter autocontrole para saber lidar com essas sensações é essencial para passar uma boa impressão ao recrutador e, consequentemente, ser contratado para uma vaga. Capriche nos pontos que destacamos acima e faça bonito em um processo seletivo.