Conquiste o emprego, Dicas de entrevista

Entrevista de emprego: o guia completo para conseguir a vaga

Entrevista de emprego

A forma como você se prepara para uma entrevista de emprego está diretamente ligada ao seu sucesso na disputa pela vaga. Na prática, isso significa que existe um bom trabalho a ser feito antes de conversar com o recrutador.

Se você quer se destacar nos processos seletivos como o candidato ideal, é preciso reservar um tempo em sua agenda para descobrir tudo sobre aquela empresa, entender como deve se portar e aprender boas práticas.

Para te ajudar a mandar bem na sua próxima entrevista de emprego, reunimos todas as dicas de que você precisa neste guia. Acompanhe:

Assuntos abordados:

– Lidando com entrevistas não presenciais

– Como se vestir para a entrevista

– Evitando impressões negativas

– Conquistando o recrutador

– Como pesquisar sobre a empresa

– Prevendo perguntas que podem ser feitas

– O que perguntar para o recrutador

– O que observar durante a entrevista

Lidando com entrevistas não presenciais

Pode ser que, para poupar o tempo de todos os envolvidos, as entrevistas sejam feitas por telefone ou videochamada no começo do processo seletivo.

Muitas empresas até surpreendem seus candidatos com chamadas não agendadas, fazendo com que o profissional precise ter jogo de cintura para conversar com o recrutador sem ter se preparado antes.

Em entrevistas por telefone, é importante que o candidato encontre calma para conseguir ter uma conversa clara. No caso de videochamadas agendadas, garanta que sua câmera, microfone e conexão de internet estejam funcionando adequadamente.

Como se vestir para a entrevista

Não faz sentido ir de roupa social completa em um escritório em que os funcionários trabalham de bermuda. Aparecer na entrevista completamente desalinhado com o dresscode daquele ambiente apenas criará uma impressão negativa de que você não se encaixa ali.

Se não quiser causar estranheza no recrutador, é necessário fazer uma boa pesquisa sobre a empresa, buscando fontes na internet que revelem como é o comportamento dos funcionários, o estilo do escritório e a cultura corporativa do lugar.

Uma boa tática para entender isso é lendo as avaliações da empresa no nosso site. Aqui você encontra opiniões de funcionários e ex-funcionários de mais de 170 mil companhias no Brasil, assim como informações salariais, avaliações de benefícios e relatos de entrevistas de emprego.

Evitando impressões negativas

É claro que o objetivo em uma entrevista de emprego é sempre causar a melhor impressão possível no recrutador.

No entanto, alguns deslizes podem acontecer durante esse processo, fazendo com que sua imagem e reputação sejam impactadas negativamente. Mentir no currículo, ter um comportamento inadequado, não conseguir se comunicar com clareza e falar mal da antiga empresa são alguns deles.

Conquistando o recrutador

Muitas decisões sobre quem vai ingressar ou não na empresa acontecem levando em conta aspectos comportamentais e primeiras impressões durante a entrevista.

Isso significa que mesmo candidatos que não possuam uma experiência tão completa, mas que mandaram bem na conversa e conquistaram o recrutador podem conseguir uma vaga tranquilamente.

Um dos passos para conseguir isso é alinhando a sua imagem profissional com aquilo que é esperado pela empresa. Dresscode, pontualidade, linguagem, simpatia, postura e o domínio sobre os assuntos abordados são alguns dos elementos que pesam na decisão. Lembre-se de que pequenos detalhes poderão fazer toda a diferença no final!

Como pesquisar sobre a empresa

Não basta dominar a retórica se o seu discurso é vazio. Isso significa que você precisa entender bem sobre a empresa desejada, compreendendo seu negócio, o mercado em que atua, a cultura corporativa e como ela se comunica com seus públicos.

Ter essas informações o ajudará a ir mais longe no processo seletivo, além de render bons assuntos para puxar com o recrutador. Lembre-se de que essa interação pode colocar você em uma posição privilegiada!

Para conhecer mais sobre a empresa, vale estudar o seu site (principalmente a área “sobre a empresa”), buscar notícias recentes no Google e buscar a página de perfil da companhia em nosso site.

Prevendo perguntas que podem ser feitas

Parte do processo de preparo para a entrevista de emprego deve incluir um levantamento de quais perguntas podem ser feitas durante o papo com o recrutador.

Cada conversa terá suas peculiaridades e pode variar até mesmo conforme o perfil de seus concorrentes, mas, em geral, elas seguem uma mesma linha de raciocínio, uma vez que as informações que o recrutador precisa obter de você são semelhantes.

É por isso que muitas perguntas são de praxe e aparecem nos processos seletivos de qualquer empresa. Questionamentos sobre seu perfil profissional, estilo de trabalho e experiências anteriores com certeza aparecerão durante a conversa, então tenha certeza que essas respostas estejam na ponta da língua na hora de responder.

Se quiser saber o que pode rolar no bate-papo em cada empresa, você pode acessar a área de entrevistas no nosso site e descobrir o que milhões de profissionais de Brasil contam sobre seus processos seletivos, revelando experiências e perguntas que foram feitas.

O que perguntar para o recrutador

A entrevista de emprego não deve ser uma conversa unilateral. Isso significa que o recrutador não deve ser o único a fazer perguntas – afinal, o candidato também está conhecendo a empresa nesse processo.

É interessante se planejar para também fazer questionamentos, especialmente aqueles que ajudem a mostrar o seu interesse naquela vaga e que comprovem que você fez sua lição de casa ao pesquisar sobre a empresa. Uma pergunta pode abrir portas para assuntos que não seriam tradicionalmente abordados, criando novas chances de conquistar o recrutador.

Mas um processo seletivo não é somente sobre agradar a empresa. Esse também é o momento para você avaliar se aquele ambiente e aquela vaga têm a ver com sua personalidade e seus interesses profissionais. Aproveite para tirar suas dúvidas sobre a cultura do lugar e principalmente sobre as atividades que irá desempenhar. Assim, poderá minimizar os riscos de criar expectativas que não condizem com a realidade.

O que observar durante a entrevista

Mesmo que tente manter uma posição neutra, o recrutador inevitavelmente irá esboçar reações. Sabendo disso, você poderá prestar mais atenção a como ele se comporta para ter pistas se está tendo um desempenho positivo ou não.

Se em meio à conversa surgir algo como “você vai responder diretamente para o gerente Comercial” ou “quando você conhecer o time…” há grandes chances de que ele já está conseguindo visualizá-lo naquele cargo.

Mas ser observador também o ajudará a conhecer melhor aquele ambiente de trabalho e avaliar se você realmente se daria bem trabalhando ali. Falta de organização, por exemplo, pode ser um sinal vermelho. Tente observar não apenas o espaço físico, mas o clima entre os colaboradores e a postura do recrutador. Trabalhar em uma empresa desorganizada pode significar falta de processos e estrutura desequilibrada.