Construa boas relações, Cresça profissionalmente

Como aproveitar melhor o seu estágio

Como aproveitar melhor o seu estágio

Mais do que fonte monetária para ajudar nos custos durante a faculdade, a importância do estágio na carreira de qualquer jovem se dá pela possibilidade de entrar no mercado de trabalho e começar a construir seu espaço dentro de sua profissão.

Esse período é marcado por descobertas em que o jovem profissional pode compreender se o caminho a ser seguido deve ser X ou Y, se ele necessita experimentar novamente ou se já está pronto para entrar de cabeça em uma das possibilidades de seu curso.

No entanto, é nítido que muitos desses jovens profissionais não conseguem tirar um tempo proveitoso do estágio, seja por falta de autoconfiança ou vergonha de ser mais ativo em sua empresa.

Pensando em fazer com que você tire o proveito total de seu estágio, reunimos 5 dicas que vão te mostrar como ser mais participativo, criar conexões dentro da empresa e confiar mais no seu potencial. Acompanhe:

1. Livre-se de toda a vergonha

É comum que um estagiário pense, principalmente quando é novo na empresa, que ele está adentrando em um lugar que não é verdadeiramente “seu”. Esse senso de pertencimento deve ser estimulado pelo lado da gestão, mas também é dever de cada jovem profissional compreender que aquela oportunidade de trabalho deve ser encarada como qualquer outra e aproveitada da melhor maneira possível.

Essa vergonha também fruto de uma insegurança que existe por você estar começando, aplicando coisas que viu na faculdade no dia a dia, ou muitas vezes aprendendo algo completamente novo sobre sua profissão. A verdade é que todos ao seu redor sabem que você está em um processo de conhecimento, adaptação e formação, então possíveis erros ou uma performance abaixo do esperado para um profissional experiente é algo completamente normal.

Para que você consiga tirar proveito das oportunidades que esse cargo em seu estágio atual te proporciona, elimine de sua mente a vergonha por estar apenas começando. Lembre-se que esse é um processo que todo profissional experiente já passou e com certeza se recorda muito bem.

Descubra as 20 melhores empresas para fazer uma entrevista de estágio

2. Envolva-se em diferentes projetos

Muitas vezes pelo agravante apresentado na dica anterior ou por se encontrar em uma zona de conforto, o estagiário acaba evitando ousar e experimentar novas coisas durante sua oportunidade naquela empresa.

Depende muito de como funciona em sua empresa, mas muitas companhias possuem projetos que são integrados entre áreas, diferentes pessoas ou abertos para quem quiser participar. Encare oportunidades assim como uma chance de praticar algo novo, aprender coisas com outros colegas e trabalhar o seu relacionamento dentro do escritório.

Também não fique acanhado de pedir mais trabalho ou algumas novas obrigações caso você deseje e sinta que pode dar conta da responsabilidade. Além de mostrar proatividade para a gestão, posicionando você como um jovem profissional que trabalha seu desenvolvimento, essa pode ser uma chance de aumentar seu portfólio de habilidades que serão úteis no decorrer de sua carreira.

3. Crie laços verdadeiros

Fortalecer relacionamentos vai muito além do networking. Ao criar laços verdadeiros com seus colegas de trabalho, você perceberá que seu cotidiano no escritório será muito mais leve e você se sentirá confortável para sair de sua zona de conforto e começar a aproveitar melhor o seu estágio.

Esqueça a insegurança de ser um estagiário enquanto estiver conversando com alguém com um cargo mais elevado que o seu. No fim das contas, todos seus colegas de trabalho são apenas pessoas que possuem diferentes classificações por conta de experiência no mercado, o que significa que ninguém é melhor ou pior!

Networking: Saiba como construir uma boa rede de contatos

4. Tenha confiança no seu trabalho

Por mais que você esteja apenas começando, que seu trabalho possua diversas oportunidades de melhoria e que colegas de trabalho dêem suas opiniões sobre o que você produz, ajudando você a fazer coisas cada vez melhores, é preciso que você tenha confiança em si.

Nem mesmo os profissionais mais seniores do mercado são capazes de produzir um trabalho que seja livre de ao menos um defeito ou que dispense qualquer tipo de feedback de melhoria. Todas as pessoas são também passíveis de erros e podem ter um conhecimento limitado em determinado assunto.

Você está aprimorando aquilo que sabe fazer, se acostumando com a rotina corporativa e se acostumando a como ser um melhor profissional para o seu mercado de atuação, mas, mesmo em meio a todas essas variáveis, seu trabalho deve ser valorizado pela pessoa mais importante de sua vida: você mesmo.

De estagiário a gestor antes dos 25: conheça duas histórias inspiradoras

5. Entenda que o aprendizado é bidirecional

Antes, você precisa entender que todos passaram por uma etapa de aprendizado para chegarem onde estão. Isso significa que até mesmo o diretor de sua empresa um dia esteve em sua pele desbravando o mercado enquanto segura a onda na faculdade.

Sabendo disso, você deve ter consciência de que o aprendizado é um fenômeno bidirecional. Isso significa que quando alguém te ensina sobre alguma coisa, ela também irá aprender com você. O fruto de cada interação humana é capaz de levar novos conhecimentos, principalmente aqueles que são ligados à educação, então pense que seus colegas de trabalho, que tanto contribuem para sua carreira, também tiraram diversas lições do relacionamento entre vocês. Resumindo, aquele diretor de sua empresa também consegue aprender com você!

Veja também: Como a inteligência emocional pode ajudar você a ser um profissional melhor