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Por que você não deveria tomar decisões importantes no final do dia

Enfim, mais um dia se inicia e, como de costume, você tem uma lista de tarefas imensa. Limpar a caixa de e-mail, dar andamento a projetos pendentes, participar de várias reuniões. Com certeza, você já desenvolveu um jeito pessoal de se organizar. O problema é quando a rotina extrapola os limites e a saúde.

Estamos habituados a ir sempre um pouco além para trazer os melhores resultados. O problema é que tudo isso, acompanhado de uma boa dose de sobrecarga e autocobrança, pode resultar em um esgotamento mental e profissional.

Esse esgotamento tem nome: Burnout, que significa queimar por completo, em inglês. É uma síndrome que deixa a pessoa totalmente exausta. Por isso, é importante ouvir os sinais que o corpo dá e identificar se você é workaholic ou apenas mais um profissional esgotado.

Veja se os desafios que antes traziam motivação agora viraram uma cobrança excessiva. Quando a autoestima passa a estar totalmente ligada ao sucesso profissional é hora de rever alguns conceitos.

Profissionais bem-sucedidos sabem desligar. Viajar, passar um tempo com a família ou simplesmente sair para correr pela manhã são apenas algumas das práticas necessárias de descanso e relaxamento.

Faça um exercício diário: não tome decisões importantes ao final do dia. Entenda que o descanso é um aspecto tão necessário quanto qualquer atividade. Uma mente saudável produz um trabalho excelente e, consequentemente, resultados consistentes.

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