Comunicação

Pontos fora de curva: o que faz os profissionais jovens se destacarem?

Publicado por Equipe do Glassdoor

Especialistas em conselhos de carreira

22 de março de 2017
|2 min de leitura

Todos nós já ouvimos essa história antes: um profissional jovem que de repente se destaca e consegue a oportunidade certa para despontar uma carreira brilhante. Sim, todos nós também já nos perguntamos “qual foi a grande sacada” e a resposta pode ser mais simples do que a gente imagina.

Esses profissionais estavam no lugar certo na hora certa. O conceito de oferta x demanda funciona bem dentro do mercado de trabalho, mas, é claro que não é só isso. Na verdade, é um conjunto de atitudes coerentes e decisões bem pensadas que fazem com que os líderes notem um talento em potencial. Vamos à lista?

- Resiliência

Esse, com certeza, é o ponto principal. Quando se é jovem, você precisa provar que tem maturidade no sentido profissional e isso vai desde saber lidar com um problema de relacionamento até ter a atitude correta em uma situação delicada no dia a dia.

- Inovação

O mercado oxigena dia após dia e quem tem as melhores ideias sai na frente. É claro que os líderes têm consciência disso e esperam que seus colaboradores tragam soluções inovadoras e insights relevantes. Isso mostra que o profissional realmente domina o que faz.

- Senso de dono

Ter senso de dono é muito mais do que ter autonomia sobre seu escopo de trabalho. É estar inserido no negócio em que a empresa atua, bem informado sobre o mercado e seus concorrentes. Dessa forma, você conseguirá ter uma visão mais estratégica e fazer com que as metas performem naturalmente.

- Visão estratégica

Verdade seja dita: o mercado carece de profissionais com visão estratégica. A maioria recebe suas tarefas pré-definidas, sabe que precisa entregá-las no prazo, mas não é capaz de questionar determinado método, fluxo ou sugerir mudanças de acordo com a sua percepção naquela função. Nesse sentido, profissionais proativos conseguem otimizar tempo e resultados.

- Integridade

Ter todas as habilidades descritas acima, mas não tratar com integridade seus colegas, clientes e líderes impede que você de fato desenvolva sua carreira. A reputação é e sempre será algo a se zelar.

Tags:
Página inicial do blogComunicaçãoPontos fora de curva: o que faz os profissionais jovens se destacarem?