Construa boas relações, Networking, Relações de trabalho

8 dicas para não errar no almoço de negócios

O almoço de negócios é uma boa opção para conseguir um espacinho na agenda sempre cheia de executivos para um bate-papo informal e até mais intimista. Além disso, acaba sendo um ótimo momento para estreitar relacionamentos. Mas cuidado! Para que o almoço seja um sucesso, é importante ficar atento a alguns itens, como a escolha do local e até seu comportamento à mesa.

Confira nossas dicas para se dar bem em um almoço de negócios:

Se você está oferecendo o almoço…

– Escolha o local ideal

Pesquise bastante, leia avaliações online, confira quais são as opções de pagamento e de estacionamento e não se esqueça de checar a localização. Acredite, cada detalhe conta.

– Cuidado com a comida

Parece óbvio, mas vale lembrar: procure saber quais são as preferências dos seus convidados. Nada pior do que convidar um vegetariano para almoçar em uma churrascaria, certo?

Deixe seus convidados à vontade

É claro que um almoço de negócios nunca é apenas um almoço – sempre temos algum objetivo a ser alcançado no encontro – mas é preciso ter feeling para conduzir a conversa e fazer com que o momento seja agradável.

– Quem convida paga a conta

É de bom tom que o anfitrião seja responsável por pagar a conta.

Se você é o convidado…

Não se atrase

A lei dos 5 minutinhos de antecedência é válida para todos os casos e independe de você ser ou não o anfitrião. Caso aconteça um imprevisto, um aviso prévio acompanhado de um pedido de desculpas pode contornar a situação.

Tenha boas maneiras à mesa

Na dúvida se o garfo serve para peixe ou salada, pergunte. Se for o caso, faça uma pesquisa na internet sobre etiqueta antes do evento para ficar mais confortável no almoço.

Filtre os assuntos

É claro que um almoço é sempre um momento de conversar sobre diversos assuntos, mas é sempre bom dar uma “filtrada”. Nem todos os assuntos são bem-vindos à mesa, ainda mais quando falamos de negócios.

– De olho no dress code

Existe dress code para um almoço de negócios? Sim. Assim como tudo que envolve trabalho, a roupa é sempre um item importante. A dica é escolher roupas de acordo com a formalidade do local e também do anfitrião. E, claro, evitar excessos, como perfumes muito fortes.