Como saber se uma empresa combina com você

Conquiste o emprego

Como saber se uma empresa combina com você

Publicado por Equipe do Glassdoor

Especialistas em conselhos de carreira

July 15, 2019

Muitos currículos sendo enviados, pedidos de indicações a amigos, testes online para processos seletivos - essa é a rotina de alguém que está em busca do emprego ideal. O problema é que, algumas vezes, os candidatos acabam aplicando para empresas que não fazem tanto sentido para seu momento de carreira, ou que não combinam com seus valores e cultura. Para evitar isso, vamos te ajudar a saber se uma empresa combina com você!


Leia mais:

Currículo: o guia completo para se destacar


Por que escolher uma empresa que combina com você 

Além de questões relacionadas a remuneração e benefícios, existem outros pontos a serem considerados antes de aceitar uma proposta de emprego. Escolher uma empresa que tenha a ver com você é aumentar as suas chances de amar seu trabalho.

Ao considerar a cultura e os valores da empresa, por exemplo, você é capaz de avaliar se poderá conviver bem com seus colegas e com o estilo de trabalho do lugar, garantindo um cotidiano mais leve e confortável. 

Ver um propósito naquilo com que se trabalha também vem se tornando um ponto cada vez mais relevante para os profissionais brasileiros, conforme revelou uma de nossas pesquisas.


Veja também:

Propósito é o principal motivo para brasileiros trocarem de emprego


Faça sua lição de casa

As características citadas podem ser pouco palpáveis quando vistas “de fora” da companhia, mas felizmente existem ferramentas capazes de te ajudar a saber como é trabalhar em um lugar, antes mesmo de entrar lá! 

Com ajuda de mais de 49 milhões de avaliações e insights publicados no Glassdoor, você consegue ter ideia de aspectos do cotidiano das empresas, como:

  • Cultura corporativa
  • Clima do escritório
  • Vantagens e desvantagens de se trabalhar lá
  • Perspectiva positiva da companhia, sob olhar de quem trabalha ou trabalhou lá
  • Como é o desenvolvimento de carreira
  • Preocupação da companhia com questões específicas, como a diversidade
  • Satisfação dos funcionários com a remuneração, benefícios e estrutura do escritório
  • Anseios e conselhos de funcionários e ex-funcionários das empresas

Esses conteúdos, publicados de maneira confidencial e espontânea por funcionários e ex-funcionários das empresas, proporcionam um panorama extremamente útil para o profissional que está considerando trabalhar em uma delas. Para acessar essa funcionalidade do Glassdoor, basta seguir o seguinte passo a passo:

1. Crie sua conta no Glassdoor

Para ter acesso a todas as informações publicadas no Glassdoor sobre mais de 900 mil empresas em todo o mundo, basta realizar o seu cadastro e criar seu perfil na plataforma. 

Para garantir que os usuários sempre tenham novos conteúdos para lhes ajudar, o Glassdoor mantém a política de “dar para receber”. Ao criar a sua conta, você será convidado a contribuir contando sobre uma experiência com sua atual empresa ou em um trabalho de até cinco anos atrás.

Como saber se uma empresa combina com você

Ao preencher os formulários, a próxima etapa é confirmar o seu email. Para isso, clique no link de confirmação enviado para a sua caixa de entrada!

2. Buscando informações de uma empresa

Agora você pode desfrutar de uma busca de vagas e informações personalizadas sobre milhares de empresas do Brasil e do mundo! 

Comece a sua busca de informações com a nossa barra de pesquisa. Basta digitar a companhia desejada, alterar a seleção para “Empresas” e selecionar uma cidade.

 Como saber se uma empresa combina com você

O próximo passo é selecionar a empresa sobre a qual deseja ler informações! Há sete abas disponíveis para você explorar: 

  • Visão geral
  • Avaliações
  • Vagas
  • Salários
  • Entrevistas
  • Benefícios
  • Fotos

Cada uma dessas abas reúne informações valiosas que te farão entender se a empresa desejada realmente combina com você!


Leia mais:

Como usar o Glassdoor: o guia completo