Gerencie sua carreira, Produtividade, Qualidade de vida

Como superar uma fase ruim no trabalho

Existem períodos incríveis em que você se sente apaixonado por sua rotina, chega à empresa motivado e sabe exatamente como resolver todas as tarefas necessárias. Mas também existem momentos em que a monotonia pode te cansar e o trabalho passa a ser um fardo.

Se você não consegue lembrar a última vez em que ficou animado com um projeto ou fez algo fora da rotina, é provável que esteja entrando em uma fase ruim. Esse problema pode ser agravado caso você tenha poucas oportunidades de promoção e crescimento em sua atual empresa.

Se está passando por uma situação como essa ou caminhando nessa direção, não se desespere! Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para tornar seu trabalho mais dinâmico e recompensador.

1. Participe de novos projetos

É comum ficar entediado e acomodado com a rotina de trabalho. Mas se seu chefe não te dá novas tarefas, busque oportunidades por conta própria e se ofereça para participar mais nos projetos em desenvolvimento. Você pode pedir para se envolver em atividades de outros times ou até mesmo sugerir um novo projeto e assumir a liderança. Mostrar iniciativa pode ser uma boa forma de sair da rotina, fazer networking no escritório e também ganhar visibilidade – o que pode abrir portas para uma futura promoção.

2. Comece um novo curso

Estar mais preparado para atuar na sua área é um ótimo caminho para se sentir melhor sobre sua vida profissional. Se você chegou num ponto em que não sabe para onde ir, ampliar suas habilidades e competências pode trazer novas oportunidades. Escolha um curso que te traga conhecimento prático e proporcione mais opções de carreira, seja no curto ou longo prazo. E, ainda que não pretenda mudar de área, o que aprender pode mudar sua abordagem em relação ao que faz atualmente.

3. Evite conversas negativas

Todo mundo precisa desabafar de vez em quando e é natural que colegas de trabalho demonstrem empatia uns pelos outros. Mas o que a princípio é algo positivo pode se tornar uma abertura para um ambiente negativo demais. Se você estiver passando por uma fase difícil, dê preferência para atividades que afastem os problemas da cabeça. Todos se beneficiam de um clima mais leve no escritório e um almoço descontraído, por exemplo, pode trazer mais benefícios do que uma sessão de reclamações na roda de amigos.

4. Reserve tempo para fazer coisas que você ama

Quando gastamos muito tempo trabalhando e pouco tempo nos divertindo, a irritação pode tomar conta. Para aliviar o stress, pense em atividades que te deixam realmente feliz e separe tempo para elas. Sair com a família e amigos, praticar esportes ou simplesmente ler um bom livro – dedique-se ao que te faz bem. Quando você se sentir melhor durante seu tempo livre, isso vai se refletir no trabalho.

5. Dê uma pausa

Se mesmo tentando de tudo essa fase parece não ter fim, talvez seja hora de se desconectar do trabalho por um tempo. Analise as opções que você tem, de acordo com a sua situação financeira e a flexibilidade da sua empresa, e faça um planejamento. Um período sabático ou algumas semanas de férias podem ser o necessário para você recarregar as energias e voltar ao escritório mentalmente revigorado.

Seu trabalho não deve servir apenas como fonte de renda, mas também como forma de satisfação pessoal. Se isso não estiver acontecendo, vale a pena investir tempo e esforço para sair dessa fase ruim. Quanto antes, mais feliz você vai se sentir!


Esperamos que você supere esse momento! Continue no nosso blog para ler mais sobre como conseguir o emprego ideal, melhorar suas relações profissionais e gerenciar a sua carreira.