Conquiste o emprego, Dicas de entrevista

Entrevista em inglês: como se sair bem na conversa

entrevista em inglês

Frequentes em empresas com operações internacionais, processos seletivos que incluem uma entrevista em inglês podem ser desafiadores até para quem tem fluência no idioma. Mas, independentemente de seu nível de proficiência, existem práticas para ajudar a tornar a conversa mais fácil e tranquila. 

A conversa em inglês é uma etapa de refinamento normalmente requisitada para posições em que o idioma será usado no cotidiano. Portanto, é fundamental que o profissional seja capaz de compreender e transmitir ideias de forma eficaz. 

Veja a seguir o que você pode fazer para se sair bem nesse teste. 

Consuma conteúdo em inglês regularmente

A única maneira de adquirir – e manter – a fluência em um idioma é praticando-o regularmente. Uma boa forma de fazer isso no dia a dia é consumindo conteúdos nessa língua de forma atenta. 

Leia também: Entrevista de emprego: o guia completo para conseguir a vaga

Assista a séries, filmes e vídeos com o áudio e a legenda em inglês, e aproveite o tempo gasto no trânsito, em filas e salas de espera para ouvir podcasts. Se possível, faça anotações de palavras e expressões novas para ampliar seu vocabulário, bem como de frases úteis. Com o tempo, você verá que sua fluência irá melhorar de forma natural.  

Treine com amigos 

Se sua confiança para a entrevista está baixa, vale a pena mandar uma mensagem para aquele amigo craque em inglês – ou até quem sabe entrar em contato com um antigo professor. 

Uma pequena simulação pode mostrar a você os pontos que deve treinar antes de ir para a entrevista de verdade, além de permitir explorar um vocabulário um pouco mais profissional para a conversa. 

Se você é uma pessoa muito tímida, tente levar isso como um jogo, mesmo com o teor sério de uma futura proposta de emprego vindo por aí. 

Treine com o espelho 

Você pode descobrir muito ao conversar com seus amigos em inglês, além de colher feedbacks valiosos para o seu desempenho. Entretanto, também é possível encontrar pontos de melhoria observando a si mesmo.

Quando encarar o espelho, busque encenar uma entrevista real, fazendo as perguntas que podem ser feitas para você mesmo e respondendo com total convicção. Pode parecer estranho no começo, mas essa técnica será promissora em seu preparo para a entrevista em inglês. 

Essa dica não é uma substituta para a anterior: na verdade, a utilização das duas estratégias serão complementares e contribuirão para um melhor preparo para a entrevista. Mas, se não encontrar nenhum amigo para ajudar, aposte no espelho com mais força. 

Cuidado para não soar robótico

É útil ensaiar situações e respostas, mas tome cuidado para seu discurso não soar robótico na hora de conversar com o recrutador. 

Mensagens muito ensaiadas podem parecer falsas e vagas e até mesmo virar uma armadilha caso o entrevistador lhe faça alguma pergunta adicional. Preserve a naturalidade, converse de forma tranquila e tenha confiança naquilo que você sabe. 

Está com entrevista marcada? Acesse o Glassdoor e leia o que os candidatos contaram sobre o processo seletivo de mais de um milhão de empresas!