Conquiste o emprego, Dicas de entrevista

5 dicas para ser contratado em 2020

Dicas para ser contratado

Ser contratado para um novo emprego esteve entre os seus desejos de Ano-Novo?

“O início de um novo ano é visto por muitas pessoas como uma época de buscar novos caminhos, e isso geralmente inclui a vida profissional. Observamos um aumento expressivo no número de inscrições em vagas de emprego através da plataforma Glassdoor nesse período”, afirma Luciana Caletti, vice-presidente do Glassdoor na América Latina.

Nesse cenário concorrido, é preciso que os candidatos saibam como se destacar. Veja as nossas dicas para ser bem-sucedido na busca por um novo emprego: 

  1. Defina quais são seus objetivos profissionais 

“Ter clareza sobre seus objetivos profissionais é importante para ajudar a filtrar as oportunidades e as empresas em sua busca. Você quer um salário maior? Ou o mais importante neste momento é desenvolver novas competências? Saber responder perguntas como essas lhe permitirá ser mais estratégico em suas escolhas, economizando o tempo que gastaria preenchendo múltiplos formulários ou fazendo entrevistas para vagas que não fazem sentido para seu momento de carreira”, explica Luciana. 

  1. Ative seus contatos

Um estudo do Glassdoor descobriu que 73% dos candidatos que entraram em um processo seletivo por meio de indicação foram contratados para a vaga. A análise considerou mais de 27 mil relatos de processos seletivos enviados por usuários brasileiros à plataforma. “Embora a candidatura online tenha sido a maior responsável por levar candidatos para processos seletivos de empresas, as indicações tiveram maior índice de sucesso. Por isso, manter uma boa rede de contatos pode ser muito importante para ser contratado”, afirma Luciana. 

Leia também: Networking: Saiba como construir uma boa rede de contatos

  1. Personalize suas candidaturas

“Ainda que se trate de um mesmo cargo, cada empresa tem suas particularidades para aquela posição, além de ter uma cultura própria que valoriza qualidades específicas em um profissional. Por isso, dedique-se a conhecer a fundo os requisitos de cada vaga e a cultura de cada empresa, e destaque em seu currículo os pontos que serão de maior interesse para cada oportunidade”, aconselha. “Customizando sua candidatura, você mostra que compreende as necessidades daquela empresa e tem o que é preciso para aquela posição. Se a companhia tem uma cultura que valoriza o aprendizado constante, por exemplo, você pode incluir na descrição de cada uma de suas experiências profissionais aquilo que aprendeu com elas”.  

Leia também: 4 motivos que estão te impedindo de conseguir uma entrevista de emprego

  1. Pesquise os salários para o cargo desejado 

“Ainda que tenha o currículo perfeito, você pode acabar perdendo uma boa oportunidade caso sua pretensão salarial esteja muito distante do valor que a empresa destinou àquela vaga. Se for modesto demais e pedir um valor muito abaixo do esperado, pode passar a impressão de que não é qualificado para a vaga. Se for um valor muito acima, indicará que é qualificado demais”, diz Luciana. “O Glassdoor mostra a média salarial por cargo e também por empresa – e o ideal é fazer essa pesquisa antes mesmo de se candidatar. Assim, você evita perder tempo com uma vaga que irá pagar muito abaixo do que você esperava, por exemplo.” 

Leia também: Como comparar os benefícios de sua empresa com o mercado

  1. Prepare-se bem para a entrevista

“Dedique tempo para pesquisar sobre a empresa em todos os canais possíveis – não apenas em seu site oficial, mas também nas redes sociais e em sites como o Glassdoor. Assim, você causará uma boa impressão durante a entrevista ao mostrar que fez a lição de casa”, aconselha. 

Além de trazer vagas, avaliações, salários e informações sobre processos seletivos de mais de um milhão de empresas,  o Glassdoor lançou recentemente o recurso Comparar Empresas, que permite analisar lado a lado os principais atributos dos locais de trabalho. Também é novidade o recurso Coleções, que permite criar listas de vagas, salários, perguntas de entrevistas e outras informações para ajudar o profissional a se organizar em seu objetivo de ser contratado para a vaga ideal. 

Leia também: Entrevista de emprego: o guia completo para conseguir a vaga