Construa boas relações, Cresça profissionalmente, Relações de trabalho

4 passos para ter mais confiança no trabalho

4 passos para ter mais confiança no trabalho

Ser (e mostrar-se) mais confiante no cotidiano pode ser decisivo na sua carreira, especialmente quando o assunto é uma promoção ou aumento de salário. É claro que ter um bom desempenho na hora de executar suas tarefas importa, mas boa parte do seu desenvolvimento depende também da confiança que você passa. Confira dicas que vão fazer com que você tenha mais confiança no seu trabalho.

1. Pense em como você se comunica

A forma como você diz coisas ajuda a construir a percepção das pessoas sobre você. Sempre pense antes de falar e tome cuidado com o tom de voz e ironias.

Manter uma postura que transmita segurança é importante para que você não assuste colegas mesmo quando as notícias não são as melhores. Para que eles entendam que tudo está sob controle, mantenha um tom de voz firme e fale com calma, cabeça erguida e peito aberto.

2. Seja transparente

É importante ser transparente para que seus colegas sintam confiança no seu trabalho. Parecer que está escondendo algo ou deixando de relatar todos os fatos pode gerar desconfiança. Seja sempre o mais transparente possível.

Leia também: 5 dicas para conseguir um emprego em tempos de crise

3. Esteja preparado

Caso você se encontre em uma situação onde sua confiança será testada, mantenha a calma e a postura e responda todos os questionamentos de maneira assertiva.

O ideal é você sempre estar preparado para comentar sobre um resultado ou o andamento de um projeto, mas caso isso aconteça de uma hora para outra, tenha jogo de cintura e não sinta medo de dizer que precisa de tempo para responder.

Veja também: Currículo: o guia completo para se destacar

4. Cuidado com a síndrome do impostor

Todos nós temos limites e não existe problema algum em recusar um trabalho que você tem certeza que não dá conta de fazer. Ser honesto consigo mesmo é fundamental no processo de construção de confiabilidade e assumir responsabilidades além da sua capacidade pode te atrapalhar no futuro.

O problema, no entanto, é começar a pensar que você não é bom o suficiente para realizar algumas tarefas por pura insegurança, enxergando a si mesmo como alguém incapaz e nada competente. Você precisa acreditar no seu potencial para parecer mais confiante no trabalho!

Leia também: Não se sente bom o suficiente? Pode ser culpa da síndrome do impostor


Quer mais dicas? No blog você encontra conteúdos sobre carreira para te ajudar a crescer profissionalmente e conquistar o emprego dos sonhos!

Leia também:

8 filmes sobre carreiras para te inspirar

O trabalho está prejudicando a sua saúde mental?

Conheça 18 empresas com sala de descompressão

8 perguntas que você precisa saber responder em uma entrevista de emprego