Uncategorized

Como responder “Onde você se vê daqui a cinco anos?”

Como responder

Esse pode ser um momento delicado em uma entrevista de emprego ou até mesmo em uma conversa com o seu atual gestor. É complicado pensar em uma responsa sincera e que, ao mesmo tempo, passe uma boa impressão quando alguém te pergunta sobre onde você se vê daqui a cinco anos.

Nesse momento, passam pela sua cabeça as mais diversas opções, como “subir na carreira”, “tomar o seu lugar”, “chefiar essa empresa”, “trabalhar por conta própria” entre outras. Se dizer coisas como essas não é o adequado, principalmente no início de um novo emprego, mentir, por outro lado, também não é o indicado.

Para que você consiga dizer sobre a posição em que você deseja se encontrar em cinco anos, levantamos sugestões que vão te ajudar a desenhar essa resposta e te deixar longe de qualquer saia justa.

Leia também: Como responder sobre seus defeitos e qualidades em uma entrevista

Como responder a pergunta

Pense da seguinte forma: aonde essa posição pode realmente te levar? Como essa oportunidade se alinha às suas metas profissionais? É dessa forma que você pode começar imaginando o que você pode responder para o gestor.

Seguindo essa linha, você pode comentar como está empolgado com essa posição já que, em cinco anos, gostaria de ser visto como um profissional com muita experiência no seu setor e que esse cargo ajudaria você a conquistar esse objetivo.

Leia também: As 50 perguntas de entrevista de emprego mais comuns

Outra boa saída é dizer que pretende adicionar mais responsabilidades ao seu dia a dia, trabalhando com pessoas incríveis que te ajude a desenvolver novas habilidades em um ambiente que estimule esse tipo de crescimento! O importante é não mentir ao dar essa resposta. Assim você garante que conquistará uma vaga que realmente faça sentido com o seu momento de carreira e o que você planeja para daqui há poucos anos.

Caso a posição desejada por você não tenha nada a ver com suas aspirações profissionais, não tem nada de mais você dizer que não sabe realmente o que o futuro reserva. O que você deve analisar, no entanto, é como essa experiência vai te ajudar a conquistar seus objetivos.


Leia também:

8 perguntas que você precisa saber responder em uma entrevista de emprego

Entrevista de emprego: o guia completo para conseguir a vaga

5 perguntas que você definitivamente deveria fazer para um recrutador