Encontre o emprego, Melhores empresas

Como é trabalhar na SAP, empresa nº1 no Glasssdoor

Trabalhar na SAP

A SAP é a grande vencedora do prêmio de Melhores Lugares para Trabalhar de 2020. O Glassdoor lançou seu ranking pela primeira vez no Brasil, junto com listas simultâneas em outros nove países.

Baseado exclusivamente na opinião dos funcionários, o ranking do Glassdoor é a mais autêntica e confiável premiação sobre ambientes de trabalho. Ao contrário de outras listas, não existem processos de nomeação e nenhum custo envolvido para ser elegível. Se uma empresa não recebe avaliações no Glassdoor durante o período de elegibilidade, a companhia não pode ser considerada para o prêmio.

O primeiro lugar foi classificado com nota geral 4.6, de 5 pontos possíveis. A lista final é compilada usando um algoritmo proprietário do Glassdoor, sob a liderança da equipe de pesquisa econômica, e leva em consideração a quantidade, qualidade e consistência das avaliações.

Conversamos com Marcelo Carvalho, diretor de RH da SAP Brasil, para descobrir como é trabalhar na SAP e o que a fez ser considerada o melhor lugar para trabalhar de 2020.

Por dentro da SAP

A SAP é uma empresa de desenvolvimento software, com sede na Alemanha. Com o propósito de ajudar a melhorar a vida das pessoas, no Brasil, a companhia possui escritórios nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e São Leopoldo (RS).

SAP Labs Latin America

SAP Labs Latin America, São Lepoldo (RS)

A cultura da SAP

Cada vez mais, o tema cultura pesa na hora de considerar um ambiente de trabalho. Na SAP, não é diferente. “A SAP possui uma cultura que valoriza a diversidade, pois acreditamos que assim somos capazes de gerar valor para a organização, para nossos parceiros, clientes e seus respectivos clientes”, comenta Carvalho. 

A SAP conta com uma liderança global e regional dedicada ao tema Diversidade & Inclusão. No Brasil, existem redes de colaboradores para discutir e promover pautas como mulheres na liderança, LGBT+, recrutamento de pessoas negras e pessoas com deficiência. 

Segundo Carvalho, a próxima abordagem da empresa quanto o tema de diversidade é a questão do relacionamento de diferentes gerações no ambiente de trabalho.  “Acreditamos na pluralidade de gerações coexistindo e trocando experiências. Somos uma empresa realmente de portas abertas, onde todos os funcionários têm acesso a qualquer nível hierárquico dentro da organização, incluindo os estagiários, que têm reuniões esporádicas com os presidentes”, comenta. 

Por que trabalhar na SAP

Segundo as avaliações do Glassdoor, as palavras-chave que definem a satisfação com a companhia são: remuneração e benefícios, flexibilidade, estrutura do escritório e oportunidades de aprendizado.

A cultura é o quesito mais bem avaliado da empresa, com nota 4.5 de 5. Mais de 90% dos profissionais recomendam a SAP um amigo e, quando questionados sobre o futuro da companhia, 84% disseram enxergar uma perspectiva positiva.

Carvalho conta que a SAP oferece benefícios flexíveis que permitem a cada colaborador adaptar suas escolhas ao seu momento de vida. O diretor revela a extensa lista do que é oferecido aos funcionários: “oferecemos um Employee Assistance Program extensivo ao grupo familiar que fornece auxílio psicológico, financeiro e jurídico totalmente confidencial e sem custo. Seguro Saúde e Dental extensivo também a parceiros de mesmo gênero e check-up anual para todos. Licença-maternidade e paternidade diferenciadas, vale-refeição, alimentação, previdência complementar e um portfólio robusto de treinamento virtual e práticas presenciais como Mentoring, Coaching e Shadowing”, revela Marcelo.

Como conseguir uma vaga na SAP

Os candidatos que avaliaram o processo seletivo na SAP no Glassdoor revelam que a dificuldade é média, sendo que 48% conseguiram uma entrevista por candidatura online, 21%, por recrutamento em universidades e 14%, por indicação.

Segundo Carvalho, a SAP busca pessoas “que saibam olhar oportunidades e produzir soluções de negócio onde muitos veem somente problemas, que tenham curiosidade e acreditem em um mundo em constante transformação e no qual o processo de aprendizado é contínuo, que valorizem as relações pessoais e que entendam que a ética, a diversidade e atitude de inclusão são inegociáveis na SAP”. 

Vagas abertas na SAP

Algumas das vagas abertas: Software Developer, Facilities Intern, SCM Support Engineer, IT Technology Support, CoE Intern, Corporate Affair Intern e outras.

Onde contratam: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e São Leopoldo (RS).

Ver vagas

Sobre o prêmio

A lista de Melhores Lugares para Trabalhar do Glassdoor é baseada exclusivamente na opinião dos funcionários, que fornecem feedbacks sigilosos sobre seu ambiente de trabalho na plataforma. Os vencedores do prêmio foram determinados com base em avaliações compartilhadas entre 23 de outubro de 2018 e 21 de outubro de 2019. Para ser considerada, a empresa deve ter pelo menos 1.000 funcionários globalmente e ter recebido pelo menos 30 avaliações no período. A lista final é compilada usando o algoritmo proprietário do Glassdoor, sob a liderança da nossa equipe de pesquisa econômica, e leva em consideração a quantidade, qualidade e consistência das avaliações.