Conquiste o emprego, Dicas de currículo

Como fazer um bom currículo

Como fazer um bom currículo

Quer ser mais atrativo para os recrutadores e conquistar sua próxima oportunidade no mercado de trabalho? Tudo isso depende de um passo fundamental em sua jornada: a elaboração de um ótimo currículo, capaz de traduzir bem seu perfil profissional. Vamos te mostrar como fazer um bom currículo!

O currículo ajuda o recrutador a criar uma primeira impressão a seu respeito, além de permitir que ele conheça suas experiências e formação acadêmica. Para garantir seu sucesso durante a busca por emprego, é preciso construir um bom documento capaz de contar, de maneira estratégica, sua trajetória e todo seu potencial profissional. 

Não pense que construir um bom currículo significa apenas pensar em quais experiências mostrar e valorizar no documento. Na verdade, é preciso minuciosamente a respeito de fatores como o design, conteúdo, tom de voz e outros quesitos de importância para a leitura do recrutador. 

Quer saber como fazer um currículo capaz de facilitar sua busca pelo emprego e destacar seu perfil para os recrutadores? Confira abaixo!

1. Pense no design 

Como um primeiro passo, você deve se importar com a forma na qual todas as informações relevantes sobre sua carreira serão apresentadas ao recrutador. 

É sobre pensar no visual que o documento terá e como alocar tudo isso no espaço em branco de uma página, sempre valorizando uma boa leitura e o enfoque correto nas informações que devem ser destacadas em seu currículo. 

Lembre-se de que isso sempre deve levar em conta os parâmetros de sua área. Isso significa que áreas mais ligadas à criatividade, como a publicidade, as artes e o próprio design, podem exigir que seu currículo seja mais elaborado esteticamente. 

Enquanto isso, áreas mais tradicionais, como a contabilidade e advocacia, podem esperar que seus candidatos enviem currículo menos criativos e com um visual mais simplificado.

Em vez de ficar quebrando a cabeça para criar um visual, nossa dica é buscar por modelos online que permitam que você altere e adicione informações de maneira descomplicada (isso facilita quando for necessário adaptar o currículo, como mostramos aqui). Como uma rápida busca pela internet você encontra diversos sites com ótimos modelos para utilizar.

2. A qualidade do texto é importante

Mais que apenas declarar informações no documento, seu dever é prezar pela qualidade de todos os textos, principalmente nas áreas que descrevem suas experiências anteriores e que falam sobre seu perfil profissional. 

Quando for falar sobre você mesmo, seja descritivo, mas não adicione palavras que possam pintar uma imagem de alguém “metido”. Sempre fale sobre suas aspirações e seu propósito profissional.

7 palavras para nunca incluir no currículo

3. Estruture o conteúdo conforme as boas práticas

Os recrutadores desejam receber currículos que forneçam as informações buscadas de maneira rápida e clara. Para isso, existe uma ordem de estruturação do CV para garantir que a leitura seja mais fácil. Bons currículos normalmente seguem a seguinte estratégica de ordenação de conteúdo: 

  1. Informações sobre você (nome, contatos e descrição)

  2. Objetivo profissional 

  3. Experiências profissionais (da mais recente para a mais antiga) 

  4. Formação acadêmica e cursos realizados

  5. Habilidades e proficiências 

  6. Informações extras 

Assim você garante que o recrutador, em meio a tantas análises de inscrições, possa ter uma boa experiência ao ler o seu currículo. 

Descubra como montar um currículo com base no que os recrutadores observam

4. Teste antes de enviar

Antes de começar a colocar o seu currículo em sites de recrutamento, peça a opinião de amigos e profissionais conhecidos a respeito de seu documento. Se possível, converse com alguém que trabalha com recrutamento ou que ocupa uma posição de gestão. 

Colha os feedbacks de seus colegas e faça alterações para melhorar o documento. Com opiniões relevantes, você garantirá que seu currículo segue as boas práticas exigidas pelo mercado.

Currículo: o guia completo para se destacar