Encontre o emprego, Primeiro emprego

Entrevista de estágio: como se preparar para conquistar a vaga

Entrevista de estágio: como se preparar para conquistar a vaga

Os primeiros semestres da universidade são marcados por novas descobertas e pelo início da busca por uma primeira oportunidade de emprego. Muita gente, no entanto, não sabe como se comportar em uma entrevista de estágio, diminuindo as chances de conquistar uma vaga.

É o objetivo de qualquer estudante começar a sua carreira com o pé direito, procurando uma vaga em uma empresa prestigiada em sua área, possibilitando grande desenvolvimento técnico e um nome poderoso para incluir no currículo. O estágio dos sonhos não está tão distante da realidade e o Glassdoor vai te ajudar com isso. 

Confira como se preparar para uma entrevista de estágio, compreendendo como se comportar em uma conversa com o recrutador e a melhor forma de proceder durante o processo seletivo: 

Compreendendo estilos de estágio

Antes de mergulhar de cabeça em nosso guia, é preciso que você compreenda quais os tipos de oportunidade disponíveis para estágio.

Existem diferentes ofertas de estágio no mercado brasileiro, sendo algumas delas pertencentes à programas estruturados, com esquemas de job rotation, mentorias e desenvolvimento de projetos reais. Outras oportunidades são menos complexas e mais focadas em uma área específica, trabalhando integralmente com apenas uma equipe durante toda a sua jornada. 

Enquanto o primeiro estilo de oportunidade te dará uma visão mais generalista sobre a empresa e suas áreas de atuação, o segundo tipo possibilitará uma experiência mais profunda, agregando habilidades específicas em sua bagagem.

Você pode se inscrever para os dois tipos de estágio, mas o ideal é entrar de cabeça em uma oportunidade com as expectativas alinhadas! 

Conhecendo a empresa

Pesquisando informações sobre a empresa 

O primeiro passo para se preparar para uma entrevista de estágio é conhecer a empresa. Assim você garante que não passará por nenhuma saia justa quando for questionado sobre os motivos para escolher trabalhar lá, o que mais te atraiu na companhia e outras perguntas semelhantes que costumam aparecer nas entrevistas. 

Além de garantir que essas respostas estarão na ponta da língua, você também poderá alinhar o seu discurso ao propósito daquela empresa. Por exemplo, se você descobriu que a companhia se preocupa com a diversidade em seu quadro de funcionários e esse é um valor importante para você, que tal deixar isso bem claro para o recrutador? 

Você pode navegar pelo Glassdoor para descobrir informações sobre como é trabalhar em empresas por todo o mundo! Nosso site reúne avaliações de funcionários e ex-funcionários que contam como é o ambiente de trabalho, revelam faixas salariais e comentam sobre os benefícios oferecidos. Clique aqui para ler nosso guia sobre como usar o Glassdoor.

Descobrindo perguntas que podem ser feitas 

Além das informações sobre como é trabalhar nas empresas, o Glassdoor possui uma área específica que reúne relatos de processos seletivos. 

Dessa forma, é possível ter clareza sobre como o processo seletivo irá funcionar e ainda quais perguntas podem ser feitas pelo recrutador durante a entrevista. Assim, você consegue se preparar e ir com as respostas já pensadas.

Para saber o que pode acontecer durante a fase de entrevistas, basta acessar a página de perfil de uma empresa e clicar na aba “Entrevistas”. Lá você encontrará as perguntas feitas pelos recrutadores, a avaliação do nível de dificuldade e outras informações relevantes sobre o processo seletivo.

Escolhendo o dresscode

Escolher a roupa certa para ir à entrevista é um passo fundamental. Para evitar que você apareça com um terno completo em uma empresa em que a bermuda e o chinelo predominam, basta observar alguns pontos durante a sua pesquisa. 

Além das fotos publicadas no Glassdoor, algumas companhias produzem conteúdo sobre seu ambiente de trabalho para as redes sociais, sendo uma boa fonte de consulta a respeito do dresscode. Outra dica é espiar as publicações feitas nas redes sociais na localização do escritório da empresa.

Aprendendo as boas práticas 

Como se comportar na entrevista 

Quem nunca foi a uma entrevista de emprego normalmente se questiona sobre como se comportar. Devo ser mais extrovertido ou ter um perfil mais moderado? O que fazer caso eu fique nervoso? Como responder às perguntas do recrutador demonstrando confiança? 

Todas essas respostas virão naturalmente conforme você adquire experiência com processos seletivos. Entretanto, existem boas práticas que devem ser seguidas independentemente do seu momento de carreira. 

A fluidez na comunicação, por exemplo, é um dos pontos principais para que você possa se mostrar um bom candidato e conquistar aquela vaga de estágio tão desejada. Observe seu comportamento para que ele esteja na mesma sintonia dos entrevistadores, sem, é claro, deixar que seus traços de personalidade desapareçam. 

Demonstrar autoconhecimento e confiança no seu potencial é outra chave para o sucesso na entrevista de estágio. Você pode até não ter muito o que contar sobre suas conquistas profissionais, mas compartilhe sobre seu cotidiano universitário e outros acontecimentos da sua vida que podem servir de exemplo das suas principais habilidades. 

Tente manter a conversa interessante para ambos os lados, sendo assim, responda as perguntas com profundidade e sinta-se livre para questionar sobre aquilo que não ficou claro para você.  

Ideias do que perguntar ao recrutador 

A conversa com o recrutador não deve ser unilateral, sendo sua responsabilidade alimentar o diálogo com perguntas interessantes a respeito da empresa. 

Suas perguntas mostrarão ao recrutador seu interesse naquela oportunidade, além de mostrar traços de proatividade na hora de ir atrás de informações cruciais para você, uma característica buscada em muitos candidatos para estágio. 

Você pode perguntar sobre detalhes do programa de estágio, como será a equipe com quem você trabalhará, quais as principais métricas que serão acompanhadas, como é o dia a dia no escritório e outras coisas a respeito do cotidiano e cultura!